Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Gato persa

O gato persa, descendente do gato angorá turco, tem sua origem localizada geograficamente na região da antiga Pérsia (atual Irã) y Ankara na Turquia. Daí o seu nome.
Os gatos persas atuais surgiram na Inglaterra no século XIX, resultantes do cruzamento de gato persa puros (da Pérsia), que foi introduzido na Europa através da Itália e do angorá branco turco. Desta forma, obteve-se um pelo sedoso, em cores. O persa tem evoluído mas godo e menos esbelto, com os olhos maiores, mais parecidos ao original de Irán.
Como sabemos hoje, é uma raça criada artificialmente, o resultado de uma cuidadosa selecção do século XIX. Foi neste século, quando as cópias começam a exportar para a Inglaterra e a França, que se tornou muito popular e de lá se espalhou para os Estados Unidos.
Há também os persas do Himalaia, eles se diferem dos persas no pelo. O himalaia tem todas as características de um persa, mas sua cor de pelo é semelhante ao do Siamês.
Os gatos persas são de natureza calma, conhecidos como tigres do sofá, porque eles gostam de dormir e descansar. Esta raça de gatos exige extremo cuidado e dedicação por parte dos proprietários.
Sua reprodução é difícil, o período de gestação é de cerca de 64 dias, e criam geralmente dois ou três gatos . Os gatinhos se separam da mãe aproximadamente aos 3 mêses.
Presumido por natureza, é a raça de gato com mais calma, serena e amorosa. De natureza amigável, se dá bem com humanos e outros animais.

 Créditos: http://www.bulhufas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário